CAA – Comunicação Alternativa e Ampliada

É a área da Tecnologia Assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação.

A CAA destina-se a pessoas sem comunicação oral, ou escrita funcional, ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e habilidade de falar e/ou escrever.

Para algumas pessoas é indicado o uso permanente de sistemas alternativos de comunicação sendo a única forma de lhes dar “voz”. Para outras pessoas os sistemas alternativos de comunicação são recomendados como medida temporária de tratamento ou como suplementação à fala.

É importante destacar aqui que a comunicação alternativa não visa substituir a linguagem oral, sendo ela, com efeito, instrumento para atingi-la.

Desta forma a CAA pode acontecer sem auxílios externos valorizando a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos. Conteúdos de comunicação necessários no cotidiano tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando ou olhando), estou com fome e outros.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.

Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário